domingo, 22 de agosto de 2010

Livros sobre folclore


Antes, gostaria de desculpar-me com minhas amigas e amigos educadores, estive ausente do blog por alguns motivos, mas estou retornando a companhia de vocês.
Pois bem, como professora novata, ainda engatinhando na profissão, fui correndo procurar livros sobre folclore para as crianças. Essa época sempre foi uma grande dificuldade pra mim nestes três anos de magistério.

Não poderia deixar de dividir com vocês algumas livros de folclore que encontrei na 21ª Bienal do Livro, aqui em São Paulo, que infelizmente acabou neste domingo.

Um dos mais concorridos, em que muita gente quase saiu no tapa, no sábado, dia 21/08, foi o livro da Editora Girassol "Lendas Brasileiras" por Maurício de Sousa, ele mesmo, da Turma da Mônica!

O livro tem as principais lendas do nosso folclore e um CD com as narrações do Maurício.

Quando vi tinham pego o último. A ilustração é maravilhosa e com a turminha querida então, nem se fala.

É claro que eu não ia sair sem as lendas do stand da editora! As lendas também foram lançadas em livros avulsos, porém nao consegui as imagens dos livros na internet para mostrar a vocês.

A coleção, de mesmo nome, tem 12 volumes: Iara, Boitatá, Boto Rosa, Curupira, Lobisomen, Mula sem cabeça, Saci, Negrinho do Pastoreio, Vitória-Régia, Uirapuru, Cabra Cabriola e Cobra Honorato.

Adquiri as lendas que mais trabalho com as turmas de 2º estágio (4-5 anos).
A história da Iara é contada na versão indígena, em que uma índia perdida na mata se joga no rio para fugir de duas onças.
A lenda do Boto Rosa é narrada durante uma viagem da turma da Tina ao amazonas.
A turma do Chico Bento protagoniza o conto da Mula sem Cabeça e do Saci.
Por último, o Curupira, aterroriza os caçadores da mata.

Comprei apenas cinco volumes mas tenho certeza que as crianças vão adorar. O restante me aguarda na próxima bienal em 2012.


Outro que fez muito sucesso foi o livro "Folclore Brasileiro", da mesma editora. Neste, Mauricio de Sousa, traz dicas para pais e educadores e também cantigas de roda, parlendas, pegadinhas, trava-línguas, músicas, adivinhas, provérbios, crendices, trovas, acalantos e brincadeiras que atravessaram gerações e gerações.



Até a próxima!

1 comentários:

Danubia Rocha disse...

TEM SELINHO TE ESPERANDO NO PATATI TRALALA.

BJOS

DANUBIA ROCHA