domingo, 10 de outubro de 2010

Dia das crianças: curiosidades


Neste post, mais que parabenizar, gostaria de falar algumas curiosidades sobre este dia.

De acordo com a Wikipédia, o dia Mundial da Criança é oficialmente, é 20 de novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a   Declaração dos Direitos da Criança.[1] Porém, a data efetiva de comemoração varia de país para país.

Segundo site "Portal da Família", o Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920. Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.

Somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes!

Em Portugal, o dia das crianças é festejado em 1 de Junho, pois o mês de Maio homenageia Maria, mãe de Jesus. O dia da criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de Junho de 1950.
 
Veja a data que é comemorado o Dia das Crianças em alguns países:
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Mundial_da_Crian%C3%A7a
http://www.portaldafamilia.org.br/datas/criancas/origemdcriancas.shtml